segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A PROPAGANDA LENINISTA

Para Marx, a consciência de classe é a base da consciência política. Todavia - e esta é a contribuição de Lênin - se encerra na luta econômica, isto é, limita-se á consciência "trade-unionista" (sindical e não atinge a consciencia política). Cumpre despertá-la previamente, educá-la e arrastá-la à luta num âmbito mais longo que o constituído pelas relações entre operários e patrões. Cabe essa tarefa à elite dos revolucionários. À vanguarda do proletariado, o partido, diz Lênin, deve ser precisamente o instrumento dessa relação entre a elite e a massa, entre a vanguarda e a classe. Lênin substituiu a concepção social democrática do partido operário, tal como conheceram na Alemanha e a Inglaterra, pela concepção dialética de uma corte de agitadores que sensibilizam e arrastam as massas. Nessa perspectiva, entendida a propaganda num sentido assaz largo (passando da agitação à educação política), torna-se a correia de transmissão, o liame essencial de expressão ao mesmo tempo rígido e flexível, que continuamente liga as massas ao partido, levando aos poucos a unir-se à vanguarda na compreensão e ação.
                A propaganda do tipo bolchevista pode ligar-se a duas expressões essenciais: A política (ou denúncia) e a palavra de ordem. Lênin convida os social-democratas "a organizar revelações políticas em todos os domínios" (o quê fazer).Consistem essas revelações em destrincar, por entre os sofismas com que as classes dominantes envolvem seus interesses egoístas, a natureza real dos seus apetites e o real fundamento de seu poder, e dar-se às massas uma representação clara."Não é nos livros que o operário poderá haurir essa clara representação. A encontrará nas exposições vivas, nas revelações ainda quentes acerca do que ocorre em torno de nós.......... A palavra de ordem leva-nos ao aspecto combativo e construtivo dessa propaganda. A palavra é a tradução verbal duma fase tática revolucionária. O conceito motriz expressa o objetivo mais importante do momento, o quanto possível claro, breve e eufonicamente: é um espaço unitário para as massas-- "todo poder aos sovietes", "terra e paz", "pão, paz e liberdade", "por um governo de ampla união democrática", etc.
Toda palavra de ordem deve corresponder não só a situação política, mas , inclusive, ao nível de consciência política das massas. Não tem valor se não repercute largamente nessa consciência, e , para tanto, deve distinguir as aspirações latentes no tocante ao tema mais favorável. Dizia Trotsky: "Acusam-nos de criar a opinião das massas. A censura é inexata, tentamos apenas formulá-la". Aqui está o segredo do êxito da revolução bolchevista: em duas reinvindicações fundamentais dos milhões de camponeses-soldados do exercito russo - Terra e paz.
A fim de trabalhar o meio, visando a difusão de revelações e palavras de ordem, o bolchevismo passou a distinguir duas espécies de agentes; os propagandistas e os agitadores. É de Plekhanov a famosa distinção: "O propagandista procura incultar muitas idéias em uma só pessoa, ou em pequenos grupos de indivíduos. O agitador não inculca mais que uma única idéia ou pequeno número de idéias em numeroso grupos de pessoas". "O agitador partindo de uma injustiça concreta engendrada pela contradição do regime capitalista, se esforçará por suscitar o descontentamento, a indignação das massas contra essa gritante injustiça, deixando ao propagandista o cuidado de dar completa explicação dessa contradição. Dai porque o propagandista age sobretudo pela escrita e o agitador pela viva voz" - Lênin.
    A grande diverssidade de sua imprensa constitui uma das carscteristicas da propaganda comunista. Havia na união soviética jornais para cada região e cada profissão. Todos repetiam a mesma coisa, mas o diziam de maneira apropriada às diversas mentalidades. É incontestável que sob sua forma moderna, a propaganda política foi inaugurada por lênin e por Trotsky. Inovação sem precedentes é a de Trotsky, ao dirigir-se pelo rádio "às massas sofredoras", passando por cima dos governantes.
      A escola torna-se um dos pilares dessa propaganda total. Em seguida dos "seminários políticos" e dos de estudo, saem, formados, centenas de propagandistas que dão cursos políticos nas fábricas, nos kolkhozes etc. As obras de Lênin, Marx, Engels, Stalim, formavam a base desse ensino

OBS: Recomendo a leitura das obras de Jean-Mrie Domenach, de onde retirei a maior parte dos textos compilados aqui. Grato
Façam uma boa leitura e se posicionem. Busquem a correlação com a propaganda política nos dias de hoje. Esse é um blog dedebates e aprendizado.

HUMPHREY

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