1- Somente o líder deve considerar a defesa. Os partidos politicos não criam líderes - os cidadãos os criam. É quem o eleitor percebe como líder que define a verdadeira liderança de um setor ou de toda sociedade.
2- A melhor estratégia defensiva é a coragem para atacar a si próprio. Em decorrência de sua posição de liderança, o defensor tem um ponto forte na mente do eleitor em perspectiva.
A melhor maneira de melhorar a sua posição é atacá-la constantemente. Em outras palavras, você fortalece a sua posição introduzindo novos conceitos e propostas, produzindo novas obras e seviços que tornem obsoletos os já existentes. Fazendo um paralelo com o MKT comercial, a gillete é um bom exemplo. Ela dominava o mercado de barbear com a lâmina azul e após a superlâmina azul a empresa ficou atônita quando a rival wilkinson blade bateu no mercado no início de 60 com uma lâmina de aço inoxidável. Depois, em 1970, a wilkinsom prosseguiu com a lâmina cativa, uma de metal fundida em plástico "no ângulo ótimo para barbear". Nesse ponto a gillete definiu sua ação e começou a desempenhar um jogo brilhante de guerra defensiva. A gilete contra-atacou com a GII, a lâmina dupla "duas lâminas são melhores que uma", dizia a propaganda da gillete. "Melhores que uma superlamina azul", diziam aos clientes da empresa, que prontamente passaram a comprar o novo produto em vez do antigo (é melhor você mesmo roubar seus próprios mercados do que permitir que outros o façam). Seis anos depois gillete introduziu Atra com dupla ajustável. Também não hesitou em introduzir o prestobarba (descartável). Este foi um ataque contra a BIC, que estava se preparando para lançar sua própria lamina descartável. Você é capaz de fazer uma analogia desse texto relacionando-o com a questão da guerra de marketing eleitoral e político? Tenho certeza que sim.
3- Os fortes movimentos devem ser bloqueados. A maioria dos candidatos tem somente uma chance de vencer, mas os líderes têm duas. Se um líder perde a oportunidade de atacar-se, ele muitas vezes pode recuperar-se copiando o movimento competitivo. Mas o líder tem que movimentar-se com rapidez, antes que o atacante se firme. Lembre-se: a guerra ocorre dentro da mente do eleitor. Leva tempo para que um atacante cause impressão na mente.Usualmente, há tempo bastante para que o líder se acoberte.
PRINCÍPIOS DE GUERRA OFENSIVA
"Quando você não consegue superioridade numérica absoluta, terá de conseguir uma superioridade relativa no ponto decisivo, pelo uso habilidoso de todas as forças de que dispõe"
K.V.Clausewitz.
Os líderes devem fazer guerra defensiva, não ofensiva. A guerra ofensiva é um jogo para o número 2 ou o número 3. Tem que ser um grupo político suficientemente forte para montar e sustentar uma ofensiva contra o líder. Ninguém pode dizer o que significa "suficientemente forte". Como a guerra militar, a de MKT é uma arte, não uma ciência.Você tem que usar seu julgamento."A informação vencerá a guerra ", pode esta frase substituir a usada na II guerra. A conservação do alimento era uma preocupação primordial do governo dos EUA na ocasião, que por isso imprimiu posters patrióticos que diziam "O ALIMENTO VENCERÁ A GUERRA". Encontre uma fraqueza na força do líder e ataque esse ponto - observe que dissemos: "na força do líder", e não na fraqueza do líder. O ataque deve ser lançado em uma frente o mais estreita possível. Não é todo o dia que Davi sai e mata Golias, mas como Davi descobriu, há um fraqueza na força, encontre-a.
Boa leitura para todos.
Humphrey Barbosa
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